sábado, 7 de janeiro de 2012

COMEÇAR DE NOVO


Novo ano, novo recomeço. Livros, escola, novos amigos, novos professores,ou mesmo, continuar com alguns que antes já faziam parte do nosso convívio. O importante são os nossos objetivos e as nossas metas. Quem bem começa já tem meio caminho andado. Eis algumas dicas para começar bem o ano.
* Defina suas metas, mantenha o foco nos objetivos traçados.
* Elabore uma estratégia de estudo, divida bem o seu tempo, o seu dia é longo e ao mesmo tempo curto, depende de seu ritmo de vida.
* Tarefa não é um fardo, é um mecanismo de apoio para a compreensão do conteúdo. Não fazer a tarefa é perder a oportunidade de mostrar que você está aprendendo e se tornando autônomo no processo ensino aprendizagem.
* Quando o cansaço tomar conta e o estímulo acabar, levante a cabeça e descubra novas motivações para você continuar e não se desestimular. Sem motivações, fica difícil de se empenhar. As motivações estimulam e ajudam na realização de nossos sonhos. Elas são necessárias, até o capricho em uma letra na hora da cópia que parece enfadonha de um quadro cheio de conteúdos, nos possibilita sermos elogiados por alguém. Ai eu pergunto: já que tenho que copiar, melhor caprichar e ser elogiado, do que copiar apenas como obrigação e sofrer pressões dos pais, professores, etc.
* Cuidado com as amizades que não nos ajudam nas conquistas dos objetivos traçados. Não faça do 1º ano uma grande alegria, do 2º ano uma grande festa e do 3º ano um grande desespero. O tempo que você aproveita no 1º e 2º ano, evita ter que recuperá-lo em um ano a mais de cursinho. Por que alguns só alcançam o sucesso depois do cursinho? Qual seria a explicação? Talvez o que faltou no 1º e 2º ano e se recuperou no cursinho foi a postura que mudou. Uma postura mais concentrada nos estudos. E se esta postura foi adquirida posteriormente, isso não poderia ter acontecido já no Ensino Médio. Você já vem a escola, tem que participar das aulas, seria muito mais prudente aproveitar desse momento para aprender e ser inteligente suficientemente para saber organizar o seu tempo, mantendo a sua rotina natural, tendo amigos, participando de outras atividades, saindo, passeando, porém, na hora da escola, fazendo também a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário